As alterações posturais na gestação ocorrem principalmente pois o Centro de Gravidade se altera, anteriorizando-se, devido ao aumento de peso o qual sobrecarrega coluna e pelve, aumentando a lordose fisiológica da coluna lombar, levando à uma HIPERLORDOSE LOMBAR GESTACIONAL.
Algumas mulheres realizam a compensação desta alteração com um aumento da cifose torácica e anteriorização da cabeça, na tentativa de manter o equilíbrio do corpo, mas acabam gerando alterações prejudiciais na postura.
Além do aumento do peso, alguns hormônios da gravidez favorecem a ocorrência dessas alterações. É o caso da RELAXINA. Esse hormônio faz com que a pelve e ligamentos dessa região fiquem mais “frouxos”, para facilitar a passagem do bebê na hora do parto, porém a coluna lombar fica mais vulnerável à tensões dolorosas, surgindo a LOMBALGIA GESTACIONAL.
Essas alterações acontecem de foram diferente em cada mulher e irá depender de diversos fatores, como por exemplo as alterações e vícios posturais que a mulher tinha antes de engravidar.
Muitas gestantes se referem à lombalgia como um problema severo que interfere negativamente em sua qualidade de vida. O que elas não sabem é que as dores podem ser reduzidas e evitadas através da RPG (REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL), e KINESIOTAPING (BANDAGEM FUNCIONAL TERAPÊUTICA).
Além de evitar e aliviar as dores na coluna lombar nesse período, a RPG também age diretamente no sistema circulatório e na capacidade respiratória, ajudando na recuperação após o parto e prevenindo inchaço nas pernas.
Por conta de todas as mudanças que a mulher sofre durante a gestação, a RPG irá contribuir para ela ter uma fase MAIS LEVE e SAUDÁVEL, prevenindo os desconfortos musculares, circulatórios e posturais.
Você que está grávida ou conhece alguém que esteja, não precisa conviver com dores nas costas durante a gestação. Agende uma avaliação, faça o tratamento e tenha mais QUALIDADE DE VIDA!!