A DTM (disfunção temporomandibular) é uma síndrome clínica que acomete principalmente os músculos mastigatórios e as articulações temporomandibulares. Essas articulações são vitais para os seres humanos, por serem responsáveis pelo movimento de abrir e fechar a boca, permitindo o encaixe da mandíbula com o resto do crânio.
Essa disfunção pode ser CAUSADA por diversos fatores como:
- alterações posturais;
- traumas locais;
- alterações na mordida (oclusão dentária);
- hábitos parafuncionais como: mascar chicletes e morder objetos;
- bruxismo (ranger os dentes);
- estresse;
- entre outros.
As pessoas acometidas por essa disfunção podem SENTIR:
- dores no rosto, ouvidos, pescoço e/ou ombros;
- sons articulares do tipo estalido ou crepitação, como se tivesse a sensação de “areia” na ATM (articulação temporomandibular);
- dores de cabeça;
- zumbidos;
- limitação dos movimentos da mandíbula, como travamentos ou mesmo dificuldade para abrir e fechar a boca;
- entre outros.
Como a ATM está diretamente relacionada à região cervical e escapular por meio de cadeias musculares, alterações posturais da cervical podem promover disfunções na ATM e vice-versa. Por isso o paciente pode sofrer não só dores orofaciais, mas também dores musculares decorrentes da má postura adquirida.
Uma das alterações posturais mais comumente observadas e que interferem no funcionamento da ATM é a ANTERIORIZAÇÃO DA CABEÇA, que causa um aumento da lordose da coluna cervical. Essa postura inadequada gera tensão nas cadeias musculares do pescoço criando uma postura “viciosa” na ATM.
A RPG (Reeducação Postural Global) é um método fisioterapêutico de grande importância no tratamento de pessoas com disfunções na ATM, pois melhora o alinhamento da coluna, alonga musculaturas tensas promovendo equilíbrio entre elas, e consequentemente aliviam as dores. Além disso, outros procedimentos específicos fisioterapêuticos também podem ser aplicados de acordo com a necessidade de cada paciente.
Essas disfunções podem comprometer bastante a qualidade de vida das pessoas, se não forem tratadas adequadamente. Muitos relatam cansaço ou dor na mandíbula ao acordar pela manhã, o que atrapalha a qualidade do sono.
É importante salientar que as disfunções na ATM terão índice de maior sucesso se o tratamento for multidisciplinar (fisioterapeuta, dentista, otorrinolaringologista, ortopedista etc). Cabe uma avaliação detalhada de cada paciente para poder orientar e encaminhar a cada profissional necessário.
Se você apresenta algum desses sintomas ou conhece alguém que tenha: PROCURE AJUDA ESPECIALIZADA!!
NÃO ADIE O PROBLEMA!! VOCÊ NÃO PRECISA CONVIVER COM DORES!! EXISTE TRATAMENTO PARA SEU CASO!!
TENHA QUALIDADE DE VIDA 🙂